"Se quisermos modificar algum coisa, é pelas crianças que devemos começar." (Ayrton Senna)

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

LER DE CORPO DE ALMA


Quem já leu as aventuras de Alice no País das Maravilhas deve lembrar-se de como ela muda no decorrer da história. Muda de tamanho, muda de humor, muda de personalidade. Há momentos em que já não sabe mais quem é. Essas mudanças são frutos dos encontros e dos diálogos que ela tem ao longo do caminho.

São frutos do inusitado e das peripécias que enfrenta ao caminhar, perdida, nas veredas, desvios e sinuosidades do bosque. Sempre procurando um caminho - que não está traçado- para encontrar o coelho branco e atrasado ou para encontrar um jeito de sair do bosque. E o caminho propicia à menina construir um percurso de aprendizados e de encontros consigo mesma.


O leitor é um andarilho .Está sempre em movimento enquanto ler. Um caminhante que faz o caminho ao caminhar. Como uma Alice no Bosque ou um Teseu no labirinto de Creta. Quem entra num livro pode não sair mais do mesmo jeito

A leitura é uma viagem de formação. Uma experiência de transformação. Quem lê realiza travessias e encontros com o outro, com o mundo e consigo mesmo.

O bom leitor é aquele que lê com o corpo inteiro. Com a boca e o nariz, com os olhos e os ouvidos, o coração , com os sentimentos das palavras e sons. ler de corpo e alma
texto retirado da agenda do PAIC 2009
Fabiano dos Santos Piúba

Nenhum comentário: