"Se quisermos modificar algum coisa, é pelas crianças que devemos começar." (Ayrton Senna)

sábado, 13 de fevereiro de 2010

ALFABETIZAÇÃO REFLEXÃO I


Etimologicamnete, o termo alfabetizaçao quer dizer processo de aquisição do código escrito, mas é também um processo de compreensão e expressão de significados. portanto a alfabetização não é simplesmente a apropriação do código escrito: codificar e Decodificar , não se reduz apenas a um processo de associação entre grafemas (letra) e fonemas (sons)


O sistema de escrita alfabética na realidade é um sistema notocional. para ler e escrever o aprendiz precisa compreender como funciona esse sistema: descobrir o que a escrita representa e como a escrita representa.Descobrir e compreender que há uma relação entre os sons / fala e a escrita. Isso não se aprende por memorização e fixação, é preciso compreender a organização do sistema de escrita.


O alfabetizando necessita:

Compreender o que a escrita representa: que a escrita representa os sons da fala, que os grafemas - as letras, representam os fonemas, ou seja, os sons da fala podem ser representados pela escrita. Compreender como a escrita representa: como os grafemas as letras - se organizam nas palavras para representar os fonemas: os sons da fala.


Para que os alunos compreendam o que e o como a escrita representa entendendo como a relação fonema - grafema funciona no sistema alfábetico, é necessário realizar atividades de análise fonológica e estrutural das unidades lingüisticas, como reflexão metalingüística, isto é, pensar sobre a escrita.


Para aquisição da língua escrita, os alunos precisam entender como representar os fonemas em grafemas já que não há correspondência unívoca entre letras e fonemas. É importante ficar claro que a aquisição da língua escrita é principalmente a compreensão do que e o como a escrita representa com sentido


A aquisição da escrita não é apenas a apropriação de um código. As funções da escrita mostram a complexidade de língua que não pode ser reduzida apenas a um código, como por exemplo, a relação com sentido e a ligação da língua escrita a um conjunto cultural mais amplo


Nosso sistema de escrita é alfabético, cada som da fala (fonema) é representado por "letras" (grafemas).Mas a escrita não é uma simples codificação da oralidade. A visão da escrita apenas como notação da oralidade é uma visão reducionista da escrita. Isso não quer dizer que a oralidade não seja importante, as práticas de oralidade são fundamentais.


Nem todas os sistemas de escrita são fonéticos/ alfabéticos. O sistema de escrita ideográfico não representa sons e sim idéias. As escritas Chinésa e Tailandesa são exemplos de escritas ideográfica.


Saiba mais sobre alfabetização lendo: Amália Simonetti: O Desafio de alfabetizar e Letrar. 2008

Esther Pillar grossi: Didática da alfabetização, 1990 .Magda Soares: A Reinvenção da alfabetização. revista Presença Pedagógica.2203. Programa de Formação de Professores Alfabetizadores PROFA 2006


reflexões teóricas Paic - Amália Simonetti

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